Prezad@s, o Seminário “Cinema no Brasil: possibilidades através das coproduções internacionais” foi adiado para o dia 22 de Novembro. Abaixo, informações.







Seminário “Cinema no Brasil: possibilidades através das coproduções internacionais” 

Como contrapartida do apoio recebido do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, será realizado o Seminário “Cinema no Brasil: possibilidades através das coproduções internacionais”aberto ao público, com inscrição gratuita, no dia 22 de novembro de 2013 (sexta-feira), das 14h30 às 18h, no Centro Cultural de Ceilândia, em Brasília-DF.

A cineasta, Doutora em Comunicação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UnB, Dácia Ibiapina, fará a abertura do evento, explanando sobre o cenário das Políticas de Cinema no Brasil e as expectativas com as coproduções internacionais.  

Flávia Rocha, doutoranda do PPGCOM-UnB e autora da dissertação de mestrado "Coprodução cinematográfica internacional e a política audiovisual brasileira (1995-2010)", defendida em 2012 na UnB, fará a exposição de quatro painéis. No primeiro a abordagem será sobre o panorama da coprodução cinematográfica realizada no Brasil em parceria com outros países, bem como os mecanismos públicos de incentivo à coprodução. Nos três painéis seguintes, será apresentado três casos de filmes em coprodução cinematográfica realizados por produtores brasileiros independentes: “O Céu de Suely”, “Do Começo ao Fim” e “Federal”. 

Os debates durante e no final do seminário serão mediados por Adirley Queiroz,diretor e roteirista do filme “Rap O Canto da Ceilândia” [2005], vencedor do festival de cinema de Brasília de 2005 nas categorias júri popular e júri oficial e de outros 13 prêmios no Brasil. Diretor, roteirista e produtor executivo do filme “Fora-de-Campo” [2009], vencedor do DocTV no Distrito Federal, “A cidade é uma só?”, vencedor do Festival Tiradentes, e membro do Coletivo de Cinema da Ceilândia (CEICINE).
  
O incentivo às coproduções é uma estratégia para ampliar a participação da cinematografia brasileira no mercado internacional, além de aumentar as possibilidades de financiamento através dos fundos específicos provenientes do exterior e abrir espaço para a utilização de benefícios disponibilizados pelos países parceiros.

No evento, proporcionaremos uma reflexão sobre as negociações, os mecanismos de apoio governamental e os principais desafios enfrentados; sejam eles políticos, econômicos, financeiros, burocráticos e/ou artísticos.

O evento é sem fins lucrativos e tem como um dos objetivos oferecer contrapartida cultural à sociedade, tendo em vista que a organizadora do evento, Flávia Rocha, foi contemplada com o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural nº 1/2013 do Ministério da Cultura, do qual recebeu auxílio financeiro para viajar para Buenos Aires/Argentina, para apresentar artigo acadêmico no VIII Congresso Internacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc), em julho deste ano. 

Programação

14h30 – Credenciamento e recepção
15h – Abertura - com a Profª Drª Dácia Ibiapina da Silva (cineasta)
15h25 – Painel 1 – Panorama da coprodução cinematográfica no Brasil
(Palestrante: Flávia Rocha, pesquisadora e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade de Brasília)
15h50 – Painel 2 – O caso da coprodução brasileiro-franco-alemão-portuguesa “O Céu de Suely, do diretor Karim Ainouz. (Palestrante: Flávia Rocha)
16h10 – Debate (mediador: Adirley Queiroz, cineasta e membro do Coletivo de Cinema da Ceilândia – Ceicine.
16h30 – Coffee break
16h45 – Painel 3 – O caso da coprodução brasileiro-colombiana “Federal”, filme do diretor brasiliense Erik de Castro. (Palestrante: Flávia Rocha)
17h05 – Painel 4 – O caso da coprodução brasileiro-argentino-espanhola “Do começo ao fim”, do diretor Aluizio Abranches. (Palestrante: Flávia Rocha)
17h30 – Debate (mediador: Adirley Queiroz, cineasta e membro do Ceicine)
18h – Encerramento e entrega dos certificados.

O QUE: Seminário “Cinema no Brasil: possibilidades através das coproduções internacionais”
ONDE: Centro Cultural Ceilândia (QNM 13 Área Especial Módulo B - ao lado da estação do Metrô ‘Ceilândia Norte’), em Brasília, Distrito Federal.
QUANDO: dia 22 de novembro de 2013 (sexta-feira), das 14h30 às 18h.
PARA QUEM: COMUNIDADE EM GERAL


Para confirmar a sua participação no evento, favor enviar email para seminariocoproducoes@gmail.com.

                                                                                                         

              Logo Marca nova versao

Nenhum comentário:

Postar um comentário