Reflexões sobre a linguagem documentária


Com a proposta de discutir os parâmetros estabelecidos ao longo da história do cinema do que seja um filme documental, o coletivo Ceicine realiza o curso “Reflexões sobre a linguagem documentária”.

No confronto entre os dois regimes construídos ao longo da história do cinema – o documental e o ficcional – o curso Reflexões sobre a linguagem documentária pretende sitiar esta fronteira para propor outras formas de produção e de fruição dos filmes que extrapolam os tons realistas, no intuito de discutir a realidade cinematográfica. Em outras palavras, partiremos dos conteúdos com destino às formas.

Essa discussão descrita acima permeará o curso e, se não pretendemos defender um específico do documentário – a exposição de um percurso obrigatório pelo qual ao fim teríamos um “eis aqui o Real”, tão pouco pretendemos aferir o documental como algo impossível – o audiovisual como o campo natural de toda a farsa. Muito humildemente gostaríamos de nos situar neste entre-dois para perceber como os efeitos (de real, de ficcional) são produzidos.

            Para tanto, os tópicos a seguir serão levantados durante os encontros e pontuarão as reflexões e propostas de construção de um roteiro documentário que esteja dialogando com a realidade próxima dos alunos:

  • Documentário e ficção: podemos dizer que um é diferente do outro? Em que medida isso pode ser afirmado? Documentário é realidade e ficção não?

  • Filmes e autores: os clássicos e as novas tendências do documentário.

  • Estética e composição do filme documental: breves comentários sobre fotografia, sonorização e montagem.

  • Produção de um documentário: por onde começar a produzir um documentário? Pesquisa documental. Métodos básicos: livros, jornais, entrevistas prévias.

  • Desenvolvimento de um roteiro documentário. Discussão em grupo sobre possíveis temas e o desenvolvimento dos personagens. Quando um personagem se torna interessante? Quem define essa importância?

  • A ética no cinema documentário: o limite entre o “mostrar” e o “não mostrar”. Contrato com aqueles que filmamos. A representação do outro e o ponto de vista do documentarista.

  • Tratamento político e social nos documentários. Diferenças e semelhanças entre o Documentário e as reportagens jornalísticas.

  • Finalização do curso com a leitura dos argumentos. Comentários sobre o desenvolvimento das abordagens. Breves comentários sobre roteiros de montagem e a possível montagem do documentário tendo como referência os argumentos propostos.
SERVIÇO:
Inscrições gratuitas e outras informações no email: ceicineclube@gmail.com
Dados necessários para a inscrição:nome, RG, telefone e email
Inscrições até o dia: 02 de novembro de 2012.
Quantidade de vagas: 02 turmas com 25 alunos
Contatos: 9824-4716 e 8413-4491

Quem: Os encontros serão mediados pelo cineasta Adirley Queirós e o pesquisador Francisco Amorim

Onde: Centro Cultural Ceilândia
QNM 13 Área Especial Módulo B (ao lado da estação do Metrô ‘Ceilândia Norte’)

Quando:
· Terças-Feiras, das 19h às 22h, nos dias: 30/10, 06/11, 13/11, 20/11, 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12;
e
· Sábados, das 14h às 18h, nos dias: 03/11, 10/11, 17/11, 24/11, 01/12, 08/12 e 15/12.









Nenhum comentário:

Postar um comentário